terça-feira, 13 de janeiro de 2015

ATIVIDADE 3.1


-->
ESTADO DO MARANHÃO
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
CURSO REDES DE APRENDIZAGEM

CILENE MARIA PEREIRA DE OLIVEIRA DA SILVA


O CELULAR COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA


Trabalho apresentado no curso de Redes de Aprendizagem, para conclusão do módulo 3.
Tutora: Wirlanda Jorge Belo da Fonseca Josino



1. OBJETIVOS
1.1 GERAL
Apresentar à comunidade docente e discente, os diversos aplicativos educativos existentes na comunidade virtual que podem viabilizar o aprendizado usando como ferramenta de apoio o celular.

1.2 ESPECÍFICOS
Reconhecer o celular como recurso de apoio pedagógico na vida escolar do discente;
Listar aplicativos educativos que contemplam todas as áreas do conhecimento, desde a educação infantil ao ensino superior;
Executar aplicativos compatíveis com a faixa etária do docente.

2. JUSTIFICATIVAS
As tecnologias de comunicação são vistas como meios que vencem distâncias, e portanto como meios que fazem a economia do espaço. Os celulares são uma tecnologia de comunicação, hoje são uma mídia de convergência, pois eles não são utilizados somente para comunicação. Neles estão agregados muitos dispositivos que evitam da pessoa carregar vários objetos, pois os mesmos estão imbutidos no celular como: câmera digital, filmadora, relógio, GPS, calculadora, wifi,despertador, bluetooth, tv, jogos, mp3, mp4 e também como mídia de armazenamento de texto, imagens e sons.
As redes sociais são utilizadas para que as pessoas se comuniquem, se organizem e o celular é o aparato mais utilizado hoje para acessar esse universo digital, por ser móvel, de vários formatos e que se encaixam a qualquer orçamento.


3. REFERENCIAL TEÓRICO

Encontrar um celular em qualquer ambiente tornou-se muito corriqueiro pois o mesmo tornou-se financeiramente acessível. E encontrar um celular em sala de aula é uma questão que gera polêmica.
Se os aparelhos são vistos com bons olhos pelos estudantes, porque o professor não pode usá-los com fins educativos?
Sérgio Amadeu, pesquisador de Comunicação Mediada por Computador e da Teoria da Propriedade dos Bens Imateriais, diz que:
Não tem sentido o professor proibir que os estudantes tenham acesso a um meio de comunicação que cada vez mais vai adquirir importância na sociedade. Ao contrário, se há problemas com o uso indevido nas escolas, esse é um bom lugar para ensinar como as pessoas devem se portar com o celular. Se é impossível ensinar um comportamento de uso do celular a um estudante, o que será possível?

Rogério da Costa diz:
É comum os jovens ouvirem de seus professores que devem manter seus telefones celulares desligados enquanto estiverem em sala de aula. Caso esse dispositivo servisse apenas para se comunicar, e assim ainda é visto por muitos educadores, poderia ser difícil imaginar para ele um uso pedagógico interessante. Mas o fato é que esses pequenos aparelhos estão sendo usados para tantas outras coisas que o difícil é não imaginar muitos usos pedagógicos que poderiam ser propostos não apenas em sala de aula, mas sobretudo em atividades extracurriculares.
Apesar da polêmica do uso do celular em sala de aula, existem muitas experiências positivas com o uso dessa ferramenta com conteúdo educativo. Professores e desenvolvedores de aplicativos, veem se empenhando em criar cada vez mais aplicativos que podem ser baixados e executados nos celulares.

4. APLICATIVOS EDUCATIVOS

1. Para não perder nenhum prazo final ou correr o risco de prejudicar seu trabalho por conta de um pen-drive desaparecido, use o Dropbox para armazenar todos os seus arquivos.

2. O Bento permite que você se organize com muito mais facilidade e agilidade. Ele oferece uma plataforma para armazenamento de dados pessoas como contatos, calendários e notas de anotação.

3. O aplicativo Blackboard Mobile é usado por diversos cursos online como plataforma e também pode ajudar você a aprender melhor.
4. Os vídeos e aulas disponíveis no TED podem ajudar você a conhecer de maneira mais aprofundada diversos assuntos.
5. O aplicativo Evernote pode ser útil de diversas maneiras. Além de armazenar seus arquivos, ele também auxilia na organização de suas tarefas e interesses.
6. Instapaper ajuda você a gravar quais páginas visitou e usou como pesquisa para consultar posteriormente.
7. A Wikipedia não é a ferramenta de pesquisa bibliográfica preferida do universo acadêmico, mas isso não significa que você não pode usá-la para consultas rápidas.
8. O Wolfram Alpha possui similaridades com o Google, mas atua exclusivamente para fins acadêmicos.
9. O aplicativo móvel do Google, além de todos os recursos tradicionais da ferramenta, também permite que você faça busca vocal, sem precisar escrever o que deseja encontrar.
10. Por ser um aluno online, você precisa de conexão para conseguir concluir suas tarefas. O buscador de rede Wi-Fi ajuda você a encontrar as áreas com acesso à Internet.
11.O Quickoffice permite que você crie e edite rapidamente documentos do pacote Microsoft Office.
12. Estudar com fichas de anotação é um ótimo método de memorização. O StudyBlue permite que você crie, armazene e compartilhe essas notas.
13. Se você se deparar com palavras em inglês que desconhece, use o Dictionary.com para tirar suas dúvidas.
14. O aplicativo myHomework permite que você mantenha o controle o organização de todas as suas lições de casa.
15. Muitas aulas online utilizam as redes sociais como plataforma de interação. O aplicativo Cliqset reúne todas as principais redes sociais em único lugar.
16. Leia e baixe livros e textos de apoio por meio do aplicativo Kindle.
17. O aplicativo Dragon Dictation transcreve aquilo que você fala em um texto.
18. Calcule suas notas com a ajuda do aplicativo GPA-mE!.
19. Os vídeos de instrução passo a passo do Howcast ensinam você a fazer praticamente tudo.
20. Um dos aplicativos de produtividade mais populares é o Astrid.
21. Se você precisa fazer algum tipo de pesquisa ou coleta de opiniões, o aplicativo Zwoor permite que você armazene dados de entrevistados com facilidade.
22. Com o Pulse, fique atualizado sobre todas as notícias e leituras, seja sobre sua área de atuação ou pesquisas.
23. O Study Tracker permite que você mantenha controle sobre suas notas, tempo gasto em tarefas e faça comparações para melhorar cada vez mais sua administração e produção acadêmica.
24. Se, além de manter controle sobre seus trabalhos, você também deseja administrar suas finanças, use o Mint.
25. Se você costuma aproveitar as facilidades dos e-books, use o aplicativo CourseSmart para facilitar suas leituras.
26.O aplicativo Documents To Go oferece o pacote Microsoft Office para edição e criação de documentos.
27. Use o aplicativo SimpleMind+ para organizar suas tarefas e projetos antes de iniciá-los.
28. O aplicativo iAnnotate permite que você faça anotações e converta arquivos já existente em formato PDF.
29.  Se estiver com dúvidas sobre determinado assunto, recorre ao aplicativo Quora e pergunte diretamente para os especialistas.

30. Você não precisa se basear ou aprender somente em cursos online tradicionais. Aproveite todos os materiais e recursos disponíveis livremente no Open Culture.



REFERÊNCIAS


www.linc.org.br- texto publicado na revista Rede 23/06/213

Nenhum comentário: